A gente vai ver agora levas e levas de brasileiros sendo deportados porque entraram ilegalmente nos Estados Unidos. O fato de terem entrado ilegalmente lá não significa que eles são criminosos, como o Trump tem achado.
Andreza Matais
Professor reforça que agentes americanos poderiam ter penalidades maiores
Entrevistado do UOL News desta terça, Manuel Furriela, professor de Direito Internacional, reforçou a informação de Andreza afirmando que os agentes americanos poderiam mesmo ter sofrido algum tipo de penalidade maior no Brasil.
Em relação aos agentes americanos, enquanto no território nacional, flagrados pela autoridade policial brasileira, a Polícia Federal, praticando atos específicos contra os nossos cidadãos ali na aeronave, eles estando em território nacional poderiam estar sujeitos a algum tipo de medida naquele momento. Se saíram do território, já não há nada o que fazer. É questão, sim, entre estados, entre países.
Em termos de acionar judicialmente, compete ao Estado brasileiro, se for o caso, mover medidas em tribunais internacionais. A gente não tem muito o que fazer diferente disso.
Esse é o conflito que a gente tem e o encaminhamento judicial tem que ser em tribunais internacionais. Agente estrangeiro no território brasileiro, flagrado, autoridade brasileira por conta deles estarem aqui, no nosso território e serem pegos em flagrante, algo pontual deve ser feito. Nesse caso, em geral, é uma questão, é um problema entre estados.
noticia por : UOL