Equipe de Musk assumiu controle após licença administrativa de funcionário de alto escalão, diz jornal. Segundo o The Washington Post, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, aprovou a medida após a licença administrativa de um funcionário que se recusou a entregar as chaves do sistema às equipes do bilionário. O funcionário em questão se aposentou, segundo a AFP.
Agora, jovens funcionários têm “acesso sem precedentes” ao sistema de pagamentos. Segundo o site Wired, Musk pôs funcionários que trabalhavam para a Doge em cargos importantes do governo. Essas pessoas são responsáveis por operações normalmente reservadas para funcionários públicos de carreira.
Democratas levantaram alerta para os riscos nas mudanças. A senadora Elizabeth Warren classificou a situação como “extremamente perigosa” em uma carta ao secretário. Ela afirmou que o controle do sistema foi dado “a um bilionário não eleito e a um número desconhecido de seus subordinados não qualificados”.
Departamento de Eficiência Governamental tem como papel “aconselhar” governo. O departamento liderado por Musk funcionará até julho de 2026. Segundo Trump, ele “abrirá caminho para que a administração desmantele a burocracia governamental”.
noticia por : UOL