
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
REUTERS/Shannon
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta quarta-feira (26), que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deve ir à Casa Branca na sexta-feira (28), para assinar o acordo de exploração de minerais em terras ucranianas em troca do pagamento de ajuda militar dos EUA durante os três anos de guerra contra a Rússia.
O líder ucraniano confirmou o convite vindo da Casa Branca, porém não assegurou sua presença e disse que as equipes das duas partes estão definindo os detalhes do encontro e que o sucesso do acordo “dependerá de Donald Trump”.
Segundo Trump, Zelensky irá a Washington na sexta-feira assinar “acordo sobre minerais e outras coisas”. O ucraniano afirmou que é necessário tempo para analisar a proposta feita pelos Estados Unidos e para consultar aliados europeus.
O anúncio ocorreu após o “Financial Times” ter relatado na terça-feira (25) que Ucrânia e Estados Unidos chegaram a um acordo que agradou ambas as partes, após os negociadores terem retirado a parte em que ucranianos teriam de garantir aos americanos o direito de obter US$ 500 bilhões em receitas de exploração dos recursos.
Recentemente, o republicano chamou Zelensky de “ditador” e alegou que a presença do ucraniano na mesa de negociações não era muito importante por dificultar acordos. Kiev por sua vez disse se sentir excluído das negociações sobre paz com a Rússia dos Estados Unidos, além de criticar a oferta americana, dizendo não poder vender o próprio país.
noticia por : UOL