A Câmara Municipal não descarta aprovar uma lei para impedir que a linha férrea passe próximo de bairros da região Salmen, conforme prevê a alteração do projeto original de expansão da ferrovia, de Rondonópolis ao norte do Estado, requerida pela Rumo na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O projeto de expansão está dividido em oito trechos. O primeiro, que teve a licença prévia emitida, tem a maior parte dentro do município, com uma extensão de 88,7 km.
Neste novo traçado que a empresa pretende executar, para reduzir em 17 quilômetros o trecho de Rondonópolis, os trilhos, caso o pedido de alteração seja aprovado pela Sema, cortarão áreas de preservação ambiental, passando próximo do Exército e praticamente dentro de bairros da região Salmen, como Maria Amélia e Rosa Bororo.
“A Câmara vai abrir o debate, discutir com a sociedade e a Rumo este traçado. Não podemos aceitar que passe dentro do nosso perímetro urbano. Caso a empresa insista, vamos colocar em discussão uma lei para impedir que a linha férrea adentre o perímetro urbano”, alerta o presidente da Casa de Leis, Júnior Mendonça, lembrando que, neste momento, a Câmara está discutindo o Plano Diretor do Município.
Mendonça ressaltou que o primeiro espaço para fazer a discussão pública deste tema será uma audiência pública, nesta quinta-feira (14), às 19h, na Câmara.
Aprovada no plenário, a audiência para debater os impactos dos trilhos em bairros da cidade, foi proposta pelo vereador Adonias Fernandes (MDB). “A ideia é esta, ampliar este debate, levar para comunidade”, acrescentou o presidente da Câmara.
Conforme noticiou o A TRIBUNA, no fim de semana, moradores de bairros que devem ser impactados pela expansão da ferrovia já estão se mobilizando para impedir que os trilhos passem perto de suas casas.
Um abaixo-assinado, com mais de 1.200 assinaturas, foi protocolado na Sema, pedindo o indeferimento da solicitação da Rumo S/A para a alteração no projeto de expansão dos trilhos de Rondonópolis ao norte do Estado.