Como a “bolha de calor” presente na atmosfera vem ganhando força e intensificando as altas temperaturas nos últimos dias sobre Cuiabá e Mato Grosso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estendeu o alerta vermelho de grande perigo para a onda de calor até a próxima terça-feira (26). A temperatura máxima deve chegar aos 43 graus nos próximos dias.
O alerta destaca o risco à saúde, devido ao aumento de cinco graus além da média nas temperaturas. Nesse período, é recomendável manter-se hidratado e evitar exposição solar.
Ainda conforme o Inmet, o inverno no Centro-oeste registrou 70 dias de calor intenso, com forte atuação de massas de ar quente e seco. Nesse período, as temperaturas máximas ultrapassaram 40 graus em Cuiabá quase todos os dias, o que também fez a capital registrar o recorde da estação no dia 23 de agosto, quando os termômetros chegaram a 41,8 graus.
Como a onda de calor continua atuando, as previsões apontam para temperaturas chegando a 43 graus neste domingo (24). A umidade varia entre 9% e 31%.
Na segunda-feira (25), haverá sol e não há chances de chuva. As temperaturas ficam entre 26 e 43 graus, enquanto a umidade varia entre 9% e 29%.
Já na terça-feira (26) a máxima será de 41 graus, com umidade entre 12% e 29%. Haverá ventania de até 10 km/h, com sol o dia todo.
reportermt.