O Roda Viva desta segunda-feira (26) recebe Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Na última quinta-feira (22), o Brasil entrou no período decisivo de 28 dias para se autodeclarar livre da gripe aviária.
Durante o programa, o presidente detalha como funciona o sistema de abate imediato das aves contaminadas com o vírus e os motivos pelos quais esses abates são realizados.
“Por que se faz isso? Para que o vírus não possa se espalhar. Em Montenegro, havia 17 mil galinhas reprodutoras de frango de corte. Dessas, 15 mil morreram em três dias por conta da doença. Outras 1.700 eram um pouco mais resistentes, mas também estavam contaminadas”, explica.
Ele explica que as aves são abatidas dentro das normas de bem-estar animal e enterradas conforme os critérios definidos pela Secretaria do Meio Ambiente, em locais pré definidos e que apresentem o menor risco de contaminação do lençol freático.
“Isso foi feito. Você abate exatamente para que essa ave não continue viva e não transmita o vírus”, ressalta.
Participam da bancada de entrevistadores Cassiano Ribeiro, editor-executivo da Globo Rural e colunista da CBN, Roberto Samora, editor de commodities e energia da Reuters, Mauro Zafalon, colunista da Folha de S.Paulo, Isadora Duarte, repórter de agronegócios do broadcast/Agência Estado em Brasília, e Nayara Figueiredo, repórter especial do Valor Econômico e Globo Rural.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar às 22h na TV Cultura, no site da emissora, app Cultura Play, além de YouTube, X, Tik Tok e Facebook.. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
noticia por : UOL