Ex-deputado estadual Pedro Satelite, faleceu aos 68 anos, na madrugada desta sexta-feira (5) em decorrência a um câncer no pâncreas. Ele lutava contra a doença há alguns meses e não resistiu.
Nas redes sociais, ex-colegas de parlamento lamentaram a morte. “É com o coração enlutado que eu e minha família recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado Pedro Satélite. Pedro foi meu colega de parlamento e deixará saudades. À sua família e amigos desejo que Jesus conforte o coração de vocês neste momento de dor e perda. Deputada Estadual”, escreveu a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaina Riva (MDB).
O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) também se manifestou. “Lamentamos profundamente o falecimento do ex-deputado Pedro Satélite. Seu legado na política serão lembrados com respeito e gratidão. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento de luto. Que descanse em paz”, disse.
“É com muito pesar que externo meus sentimentos pela morte do deputado Pedro Satélite. Conheci sua luta, suas batalhas pela vida, por Mato Grosso, por tantas causas. Elas seguem com seu legado e suas memórias.
À família, aos amigos e tantos mato-grossenses que contavam com sua dedicação, meus sentimentos de paz”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD)
Vida Pública
Pedro Satélite iniciou a vida pública, em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990 disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, alcançando a primeira suplência, exercendo o mandato pelo período de três meses.
Em 1994 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1998 e 2002. Nas eleições de 2006, Pedro Satélite obteve 19.452 votos e ficou na primeira suplência, assumindo o mandato por alguns meses. E na eleição de 2010, ficou novamente na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. Em 2014, o parlamentar, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito com 20.120 votos.
Lutou pelo término da pavimentação e duplicação da BR-163 e também pela regularização fundiária e agricultura familiar. Um dos marcos da história política foi a intermediação junto ao Governo do Estado para que o Sistema de Abastecimento de Energia da região norte de Mato Grosso fosse integrado ao Sistema Eletrobrás, o que possibilitou a implantação de inúmeras indústrias e agroindústrias que alavancam o desenvolvimento dessa região mato-grossense.
O deputado ainda conseguiu, como representante do norte do Estado na Assembleia Legislativa, a interiorização do sistema de saúde através da criação e implantação de hospitais regionais, sempre defendida com veemência pelo parlamentar. (Com assessoria)