O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou recentemente, a estimativa da população nos municípios do país com data de referência de 1º de julho de 2024.
Com mile seis habitantes, Araguainha é o quarto menor município do Brasil.
A cidade, que tem 60 anos, e está na divisa de Mato Grosso com o estado de Goiás, é ainda o menor município mato-grossense.
A localidade é conhecida também por estar no centro da maior cratera de asteroide na América do Sul.
A cidade foi colonizada com a chegada de garimpeiros nos anos 40.
Porém, a Lei estadual que criou o município só veio em 11 de novembro de 1963, desmembrado de Ponte Branca, e recebeu o nome por estar situada à margem esquerda do Rio Araguainha que deságua no Rio Araguaia.
Sua emancipação aconteceu em 24 de fevereiro de 1964.
Com paraísos naturais, como rios, cachoeiras e trilhas ecológicas, o município tem o turismo como atração e a plantações de soja, extração vegetal e silvicultura impulsionam a economia.
Considerada a maior cratera de impacto da América do Sul, com um diâmetro de 40 quilômetros, é uma das poucas do mundo completamente preservada.
Araguainha é um dos “100 sítios que são patrimônio geológico”, pela União Internacional das Ciências Geológicas.
Por outro lado, as três cidades mais populosas de Mato Grosso são: a capital, Cuiabá, com mais de 682 mil habitantes. Seguida por Várzea Grande, com pouco mais de 314 mil e em terceiro, Rondonópolis, tem cerca de 259 mil moradores.
Já entre as três menores estão: Araguainha, com mil e seis habitantes. Seguida por Serra Nova Dourada, com mil 901 e Novo Santo Antônio, que tem dois mil e 40 moradores.
Serra da Saudade, em Minas Gerais, é a cidade menos populosa do país, com 831 pessoas. Anhanguera, em Goiás, com 921 e Borá, em São Paulo, com 928, formam o trio dos municípios brasileiros que têm menos de mil habitantes.
sápicua.