Mato Grosso tem 11 casos de meningite em crianças, de acordo com informações da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Dentre o total de infectados, quatro são de Cuiabá.
No Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, há três crianças com doença, dentre as quais, duas moram no município. O terceiro paciente é de Santo Antônio de Leverger.
Frente à quantidade de casos, a secretaria afirma que orientou os municípios a monitorar cada paciente, além de reforçar que, para evitar a forma mais grave da doença, é necessário manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada.
A vacina contra a meningite está disponível nos postos de saúde para crianças menores de um ano de idade. Além da vacina, é importante a prevenção por meio de medidas não farmacológicas, como a higienização e arejamento do ambiente.
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção que pode ser viral, bacteriana ou fúngica. A doença pode gerar sequelas como deficiência visual e dificuldades de aprendizado. Em casos mais graves, pode ser fatal.
leiagora.