Casa Branca disse que acordo não está descartado e que aguarda Ucrânia estar ‘pronta para conversa construtiva’. Líderes discutiram durante conversa em Washington, nesta sexta (28). Após troca de farpas com Trump, Zelensky sai da Casa Branca
Estados Unidos e Ucrânia não assinaram o acordo sobre as terras raras ucranianas, que estava previsto para esta sexta-feira (28). As informações foram divulgadas por uma autoridade da Casa Branca, segundo a agência Reuters.
A assinatura do acordo foi adiada após os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, discutirem na Casa Branca.
Nesta semana, os dois países haviam chegado a um entendimento sobre a exploração das terras raras da Ucrânia. Essas regiões possuem minerais valiosos, essenciais para a indústria eletrônica.
Entre os recursos encontrados nas terras ucranianas estão manganês, urânio, titânio, lítio, minérios de zircônio, além de carvão, gás e petróleo.
O acordo é visto como essencial pela Ucrânia para manter o apoio dos Estados Unidos. Por outro lado, Trump tem interesse na exploração dos recursos. Na visão do presidente norte-americano, essa seria uma forma de o governo ucraniano devolver o dinheiro enviado pelos americanos durante a guerra.
A Casa Branca informou que Trump não descartou o acordo de vez. Segundo o governo norte-americano, o presidente vai aguardar que a Ucrânia “esteja pronta para ter uma conversa construtiva”.
O governo ucraniano não havia se pronunciado até a última atualização desta reportagem.
*A reportagem está sendo atualizada.
Zelensky deixa a Casa Branca sem assinar acordo com os EUA
Nathan Howard/Reuters
source
Fonte: G1
