O Roda Viva desta segunda-feira (24) recebe o médico cardiologista Roberto Kalil Filho.
O entrevistado aparece frequentemente na mídia por cuidar de personalidades como Gilberto Gil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também é diretor do Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês e professor titular do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP.
Durante a entrevista, Kalil fala sobre o aumento de casos de infarto entre o público jovem e alerta que bebidas alcoólicas podem ser um fator de risco.
“Os jovens muitas vezes não se cuidam. Aí você tem falta de exercício, droga, cigarro, bebida… essa história de bebida moderada não existe, porque beber moderadamente faz mal também”, comenta.
O cardiologista também refuta o mito de que mulheres não infartam.
“A mulher tem o mito de que não infarta, mas ela infarta sim. Até a menopausa ela tem a proteção hormonal, mas mesmo antes da menopausa ela infarta. Depois da menopausa a mortalidade iguala”, esclarece.
Participam da bancada de entrevistadores Adriana Dias Lopes, editora do jornal O Globo; Conrado Corsalette, secretário-assistente de redação em São Paulo do jornal digital Poder360; Carolina Marcelino, jornalista de Saúde, Thaís Manarini; editora de Saúde do Estadão; e Victoria Damasceno, editora de Equilíbrio e Saúde da Folha de S.Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.
noticia por : UOL