Thiago Graciote Moraes, de 29 anos, foi morto durante uma abordagem policial na madrugada de sábado (05), na cidade de Cotriguaçu (957 km de Cuiabá). Parte da ação foi registrada em vídeo por testemunha que estava no local no momento da ação policial. (Veja imagens abaixo).
Conforme o registro da ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de som alto em uma lanchonete. Ao chegar no local, os policiais constataram que o som já havia sido desligado, mas foram informados que estaria acontecendo uma briga na esquina e que um dos envolvidos estaria em posse de uma arma de fogo.
Os policiais se dirigiram para o local e ordenaram que os envolvidos colocassem a mão na cabeça para que fossem revistados, mas Thiago e um outro homem, identificado como Samuel, se recusaram a ser revistados.
Segundo o boletim de ocorrência, os dois estavam com “os ânimos muito alterados” e diziam que não eram bandidos e que ninguém ia colocar as mãos neles. Samuel desobedeceu os policiais e tentou ir embora, momento em que os agentes se aproximaram para prendê-lo.
Thiago teria partido para cima do policial e, em determinado momento, levou a mão na cintura. O policial acreditou que ele iria sacar uma arma e decidiu atirar. Foram efetuados dois disparos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Thiago já estava sem vida. Conforme o boletim de ocorrência, ele já tinha passagem criminal por dirigir embriagado e resistir à prisão.
reportermt