DIA DE PROVA|: Redação do Enem ‘pende’ para dois temas; clima e guerra

Ao todo, 67.640 pessoas estão inscritas para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 57 cidades de Mato
Grosso este ano. O primeiro dia de provas será neste domingo (3) e nela, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. A prova é a principal porta de entrada para a educação superior no país e, para 2024, especialistas apontam meio ambiente e polarização política mundial como possíveis temas a serem abordados durante o exame.

Os municípios com mais inscritos em Mato Grosso são Cuiabá (18.857), Rondonópolis (5.979), Várzea Grande (5.879), Sinop (4.338) e Cáceres (2.352). No estado, a prova será aplicada em 177 locais e 2.332 salas de aplicação.

Entre os inscritos deste ano, 61,6% são mulheres e 38,3% são homens. Do geral, 26.927 são alunos do último ano do ensino médio, 26.454 já concluíram os estudos,13.657 são estudantes dos 1º e 2º anos, que realizam a prova como treino,
além de 602 pessoas que não estudam e não concluíram o ensino médio.

Outro dado apontado para o Enem deste ano é a idade dos participantes. São 26.115 menores de 16 anos, 15.932 possuem 17 anos de idade e 5.657 tem 18 anos. Entre os demais inscritos de Mato Grosso estão 113 idosos.

Redação
Algo que preocupa muitos dos alunos é a redação, que precisa seguir uma estrutura específica e vale 25% da nota total,
como explica Waldemir Campos de Oliveira, diretor pedagógico do grupo Fato Educacional.

O professor comenta que além de apresentar uma boa parte técnica da redação, o futuro universitário precisa ter um
bom repertório.

Ele explica que é preciso ter conhecimento, informações que possam ser utilizadas no desenvolvimento do texto.

O professor cita, por exemplo, o meio ambiente. A preservação, a união dos países para que se possa atingir metas de recuperação ambiental, consequências do desmatamento e condições climáticas extremas são tidos como um dos temas mais importantes e que podem ser abordados na redação.

Além disso, ele também cita a polarização política mundial e as guerras que estão surgindo. “O aluno precisa estar baseado nas aulas de história, geografia, sociologia e filosofia, que vão dar bagagem de informações para que ele possa usar de maneira correta no desenvolvimento, que a parte do meio da redação. Então é fazer uma introdução bem amarrada, levar isso para o desenvolvimento, que é onde ele vai colocar essas informações em relação a esses temas”.

gazetadigital.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *