A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de uma mulher de Rondonópolis (210 km mde Cuaibá) acusada de se apropriar da identidade de outra pessoa, que mora no Paraná, para obter benefícios do governo. A ação faz parte da Operação ‘Em Busca da Verdade’, deflagrada nesta sexta-feira (24), na cidade mato-grossense.
Segundo a PF, a suspeita utilizava o artifício criminoso para a obtenção de benefícios governamentais indevidos e para a prática de outros atos da vida civil, com o uso de documentos especialmente forjados para a nova identidade.
A investigação começou em 2022, no Paraná, a partir de denúncia da vítima à Caixa Econômica Federal. A instituição financeira coletou os indícios de fraude e ressarciu a denunciante.
Por causa da apropriação indevida de sua identidade, a vítima chegou a ser impedida de votar, de sacar benefícios assistenciais que lhe teriam sido concedidos e teve outros direitos tolhidos.
A Operação Em Busca da Verdade visa à identificação de todas as fraudes perpetradas pela investigada com a apropriação da identidade da vítima, o levantamento dos prejuízos causados, além da compreensão das motivações que levaram à sua ocorrência.
Os policiais esperam robustecer a coleta de provas, visando a elucidar a verdadeira identidade da investigada; bem como, identificar a eventual participação de outras pessoas na perpetração das fraudes cometidas.
hnt.