Todos os esforços da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Rondonópolis e da sociedade rondonopolitana para o fornecimento de uma energia estável e com qualidade já surtem seus efeitos, conforme conta a coordenadora do Procon, Luana Teixeira Soares: “Em conversa conosco, a Energisa ofereceu a possibilidade de disponibilizar um funcionário da empresa para atender às questões apresentadas pelos consumidores dentro do do Procon, especialmente aquelas que dizem respeito à oscilação e à queda de energia e, também, ao ressarcimento por danos causados aos eletrodomésticos”. A partir dessa combinação, até o dia 24 de novembro, haverá um colaborador da Energisa para agilizar os trâmites para religação de fornecimento da energia elétrica trabalhando no prédio do órgão.
Dando prioridade às demandas sobre falta de energia e, ainda, repassando recomendações para que o cliente da concessionária possa pedir indenização em virtude de danos aos eletrodomésticos, o assistente administrativo da Energisa, Luiz Henrique Jesus da Silva, faz atendimentos no edifício do Procon todas as tardes.
“Em casos de oscilação ou queda de energia, estamos aqui para dar o suporte necessário ao público. Então, basta o cidadão trazer a fatura da Energisa e um documento de identificação pessoal, que abrimos uma ordem de serviço de ocorrência técnica. Na sequência, informamos o protocolo e, imediatamente, comunicamos aos técnicos da empresa para que priorizem o local onde a situação está acontecendo. O prazo para religação da energia é, em média, de, até, cinco horas”, explana Luiz.
Mas o acolhimento das reclamações não se restringe à falta de energia. “Para abertura de processo para pedir ressarcimento de danos causados a eletrodomésticos pela queda de fornecimento de energia, passamos as orientações adequadas e indicamos o canal de comunicação, que é 0800 646-4196. Se o processo já tiver sido aberto e indeferido, fazemos sua reanálise para constatar se, de fato, a situação procede ou não”, comenta o representante da Energisa.
Além do atendimento presencial, feito de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, há a alternativa de registrar a reclamação pelo telefone do Procon, através do 3411-5296, nos mesmos dias e horários, ou pelo seu WhatsApp, que é o 9 8438-2460, também durante a semana, das 8h às 18h. Nesses casos, é preciso que o indivíduo diga o número da unidade consumidora – que pode ser verificada na própria conta de energia – e o RG ou CPF.
“Essa facilidade demonstra que o empenho para que seja oferecido um bom serviço de energia ao consumidor valeu a pena. Afinal, agora, a população tem, até meados de novembro, um canal direto com a Energisa, com respostas na mesma hora, aqui no Procon”, avalia Luana.
A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor localiza-se na Rua Rio Branco 2.630, Jardim Santa Marta.