A gente está pensando em três instituições que, claro, se relacionam, mas que têm diferenças em termos das atribuições constitucionais. Então, quando a gente vê esses embates entre um senador e um ministro do STF, isso tende a criar muito mais um ambiente de polarização e confusão, realmente, sobre o quanto as pessoas compreendem esse processo — o que eu diria que é bastante negativo para a gente pensar um retorno à normalidade democrática no Brasil.
Luciana Santana
O ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro rebateu as críticas que o ministro do STF Gilmar Mendes fez a ele hoje.
Durante a 11ª edição da Brazil Conference, realizada em Harvard, o decano do STF defendeu o ministro Alexandre de Moraes de ataques de bolsonaristas e rejeitou a tese que o colega de Corte estaria violando o devido processo legal.
A cientista política afirmou que enquanto houver essa disputa de narrativas entre Mendes e Moro, a situação ainda está longe de terminar.
Não é diferente do que está acontecendo nesse novo embate entre atores políticos. No campo hoje bolsonarista, Sérgio Moro, e, do outro, dentro das instituições, Gilmar Mendes, que quer valer realmente o status da situação atual. Ninguém quer ter a sua legitimidade questionada dentro desse processo.
Então talvez não seja ainda o último episódio que a gente vê de tentativa de desqualificação ou tentativa de comparações com outros momentos. A gente vai ainda ter um processo de politização desse processo judicial que a gente já está tendo.
Luciana Santana
noticia por : UOL