Especialista: Uso descontrolado da Inteligência Artificial pode levar ao emburrecimento

KARINE ARRUDA

DO REPÓRTEMT

A Inteligência Artificial (IA) veio para facilitar o dia a dia, seja nas escolas, no trabalho ou até mesmo em casa. Porém, esse mundo tecnológico precisa de atenção, já que essa facilidade toda pode trazer alguns prejuízos como o “emburrecimento”, por exemplo. Segundo a professora de pós-graduação Tuanny Postal, especialista em IAs, o uso descontrolado dessas ferramentas tem feito com que as pessoas deixem de pensar por si próprias para se submeterem ao conhecimento repassado pelas inteligências artificiais.

“No momento em que o aluno começa a substituir a fonte de estudo por um material pronto, nós começamos a entrar em uma linha de emburrecimento porque a pesquisa em si vai retornar uma série de coisas bastante interessantes, mas na leitura do material, o aluno precisa fazer uma análise crítica daquilo que ele está lendo”, explica a especialista em entrevista ao .

Esse alerta vale não só para o público mais velho, mas para os mais novos também. O uso exagerado da inteligência artificial pode impactar na infância, a partir do momento em que as crianças usam as ferramentas para facilitar a própria vida a ponto de abrirem mão de tentarem resolver desafios comuns e diários. Para a especialista, é preciso que os mais novos continuem desenvolvendo a criatividade e a capacidade de resolver os problemas por si próprios.

Confira:

Assista a entrevista completa:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

FONTE : ReporterMT

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *