Segundo o órgão regulador, a implementação do recurso resultou em uma enxurrada de pop-ups de aplicativos de terceiros pedindo o consentimento dos usuários. Ele criticou a proliferação dessas janelas que tornaram “excessivamente complexa” a navegação no ambiente iOS.
Também questionou a neutralidade do sistema, alegando que penalizou os menores desenvolvedores, que dependem em grande parte da coleta de dados de terceiros para financiar suas atividades.
A multa, aplicada à Apple por abuso de sua posição dominante na distribuição de aplicativos móveis, cobre o período de abril de 2021 a julho de 2023. O valor é irrisório para a fabricante do iPhone, que faturou 124 bilhões de dólares (R$ 711 bilhões) somente nos últimos três meses do ano passado.
Apple defende recurso de privacidade
A Apple afirmou em comunicado que o ATT dá aos usuários mais controle sobre sua privacidade “por meio de um aviso obrigatório, claro e fácil de entender sobre uma única coisa: o rastreamento.”
“Esse aviso é consistente para todos os desenvolvedores, incluindo a Apple, e recebemos forte apoio de consumidores para implementar esse recurso, [além de] defensores da privacidade e autoridades de proteção de dados em todo o mundo”, disse a empresa. “Embora estejamos desapontados com a decisão de hoje, a Autoridade Francesa da Concorrência (FCA) não exigiu nenhuma mudança específica no ATT.”
noticia por : UOL