Hospital Estadual Santa Casa é referência em hemodiálise para crianças e adolescentes

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Cuiabá, atende 26 pacientes regulares na clínica de hemodiálise da unidade. Atualmente, 19 são adultos e 7 são pediátricos.

Em 2023, a unidade realizou em média 404 sessões de diálise mensais, já em 2024 esse número subiu para 434. A unidade também presta atendimento intra-hospitalar a pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e na enfermaria.

A hemodiálise é feita através de uma máquina, que limpa e filtra o sangue eliminando resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e líquidos. Além disso, o procedimento ajuda no controle da pressão arterial e a manter o equilíbrio de diversas substâncias.

A médica nefrologista da clínica que presta serviço para o Hospital Estadual, Silvania França, avalia a estrutura da unidade como de alto padrão.

“O Hospital Estadual Santa Casa é o único lugar no estado de Mato Grosso capaz de realizar o tratamento de hemodiálise crônica em crianças e adolescentes. Nós, equipe médica da unidade, temos muito orgulho da clínica porque os pacientes recebem um tratamento de altíssimo nível com tudo que eles necessitam, principalmente para crianças, proporcionando esperança e qualidade de vida”, destacou.

O Hospital Estadual Santa Casa conta com uma área pediátrica, com capacidade para 6 máquinas, e para adultos com capacidade para até 16 máquinas. A unidade possui uma equipe médica multiprofissional composta por nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

A clínica ainda realiza a confecção de fístulas arteriovenosas (FAV) para os pacientes em tratamento contínuo, para proporcionar a possibilidade de múltiplas punções da veia.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o desempenho positivo do Hospital Estadual Santa Casa.

“A clínica de hemodiálise do Hospital Estadual se destaca como uma unidade essencial para o tratamento de pacientes com doença renal crônica, oferecendo assistência especializada e um ambiente moderno para garantir qualidade e segurança no atendimento, além do conforto do paciente”, destacou.

Já o diretor da unidade, Rodrigo Guimarães, comentou sobre a modernização e a melhoria no atendimento aos pacientes.

“Em 2024, conseguimos substituir as máquinas de hemodiálise por modelos mais modernos, foram 15 máquinas que oferecem tecnologia de hemodiafiltração (HDF), para proporcionar uma diálise mais eficiente e segura aos pacientes. A clínica também possui estrutura para o recebimento dos pacientes e acompanhantes promovendo o conforto a todos”, acrescentou.

Retomada do transplante renal em MT

Mato Grosso registra cerca de 2 mil pacientes em tratamento nos serviços de hemodiálise do estado. A previsão da Central Estadual de Transplantes é de que 40% a 50% desse quantitativo tenha a indicação para o transplante renal.

Na última semana, houve a retomada dos transplantes renais em Mato Grosso, resultado de um investimento do Estado de mais de R$ 19 milhões por ano.

A ordem de serviço para a retomada dos transplantes renais em Mato Grosso foi emitida em setembro de 2024, após o Hospital São Mateus ser credenciado por meio do Chamamento Público nº 002/2024.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

FONTE : MatoGrossoNews

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *