Lázaro Ramos vai reunir 'herdeiros de Machado de Assis' na Bienal do Livro

O ator Lázaro Ramos, que já tem carreira estabelecida como escritor, incrementa seu lado de curador literário. Na próxima Bienal do Livro, que acontece no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho, ele será um dos responsáveis pelo Café Literário, onde montou uma mesa para homenagear Machado de Assis.

O painel busca entender como a literatura negra vem evoluindo desde os tempos de Machado, na virada do século 19 para o 20, e inquirir quem seriam os herdeiros literários de um autor incisivo em suas críticas sociais, fino em sua ironia e hábil em conferir densidade psicológica para seus personagens.

No dia 19 de junho, às 16h, Lázaro vai mediar um debate sobre isso com os autores Geovani Martins, de “Via Ápia”, Eliana Alves Cruz, de “Solitária”, Tiago Rogero, do “Projeto Querino”, e Lorrane Fortunato, escritora que edita a revista Afroliterária.

O próprio Lázaro acaba de lançar “Na Nossa Pele”, livro que procura avançar as reflexões de seu best-seller de 2017, “Na Minha Pele”, entendendo a negritude mais como coletividade que experiência individual.

CAMINHANDO… O biógrafo Toninho Vaz, autor de obras de referência sobre Paulo Leminski e Luiz Melodia, está trabalhando há anos em um livro sobre Rogério Duprat, apelidado de “maestro da Tropicália” pela relevância que teve em compor a sonoridade do movimento. Só que nenhuma editora mostrou interesse ainda. Ele já bateu na porta de um punhado, incluindo a sua, Tordesilhas, e a resposta costuma ser sempre a mesma. “Grande valor cultural e pequeno valor comercial.”

…CONTRA O VENTO A primeira parte da pesquisa para a biografia de Vaz foi financiada pelos músicos Sá e Guarabyra, que anunciaram há pouco sua separação. Com o dinheiro adiantado, o autor paranaense conseguiu viajar para São Paulo e fazer algumas das principais entrevistas para a obra. Ele já diz já ter prontas cerca de 80 páginas do novo livro.

ALEGRIA, ALEGRIA A Pallas, editora que completa 50 anos de trajetória muito conectada à literatura negra, vai fazer uma festa de comemoração no próximo dia 31 na região da Pequena África, no Rio de Janeiro. A Casa Porto, a poucos metros do Cais do Valongo, vai receber às 18h uma conversa da historiadora Ynaê Lopes dos Santos com Conceição Evaristo, o nome mais vistoso do catálogo da editora, que publicou “Ponciá Vicêncio” e “Olhos d’Água”. Antes, às 16h, a escritora tatiana nascimento, que grafa seu nome assim em letras minúsculas, fará o lançamento de seu livro vencedor do prêmio Pallas de literatura, “Água de Maré”.

LIVROS E FUZIL O blog da Biblioteca Virtual do Pensamento Social passa a publicar, quinzenalmente, textos históricos da socióloga Maria Victoria Benevides, professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e presidente da Comissão Arns. A ideia é disponibilizar virtualmente, ao longo do semestre, dez elaborações teóricas de uma das principais militantes pelos direitos humanos do Brasil, cobrindo temas como educação, história e política. O primeiro, “Nós, o povo: reforma política para radicalizar a democracia”, já está online.


Colaborou Fabio Victor


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *