Três criminosos foram presos e uma camionete recuperada pela Polícia Civil, na quinta-feira (06), no município de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), após investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) de Cuiabá.
A ação deflagrada com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, resultou na apreensão de um arsenal, contendo muitas munições de diferentes calibres, arma de fogo, celulares, fertilizantes, entre outros produtos.
Dentre os materiais apreendidos, havia um aparelho conhecido como “Jammer”. Esses dispositivos são usados para bloquear o sinal dos rastreadores de veículos, impedindo assim que os donos e a Polícia consigam localizá-los após o roubo.
As diligências iniciaram na Derfva após uma camionete Toyota Hilux, ser furtada no dia 31 de maio na Capital. Durante a apuração foi descoberto que o veículo estava na região norte do estado, razão pela qual as informações foram repassadas à equipe da Derf de Sinop.
Diante dos fatos, os policiais civis da DERF Sinop foram até o endereço indicado pela Derfva, no bairro Jardim Portinari, onde localizaram a camionete Hilux furtada já com a placa adulterada. No local os três indivíduos, um deles foragido da Justiça, foram surpreendidos em flagrante.
No interior da residência foram encontrados diversos itens relacionados a atividades criminosas. Em um dos quartos, havia 36 munições calibre 380; 41 munições calibre 9 milímetros; uma munição de calibre 38; uma arma de fogo (pistola Glock de calibre 9 milímetros); quatro carregadores, sendo três deles com capacidade para 30 munições e um com capacidade para 16 munições, além de 15 rádios comunicadores e cinco galões de veneno (produtos fertilizantes).
O arsenal encontrado inclui ainda jaqueta camuflada, jaqueta preta com capuz, par de luvas pretas, balaclava e um coldre com cinto. Também foram apreendidos relógios, celulares, lanternas, chaves veiculares e um controle de portão que estava sendo utilizado como chave do veículo Hilux.
Foram encontradas várias caixas de venenos vazias, com um nome descrito nelas, e após consulta, verificado que os produtos eram oriundos de um roubo ocorrido em 27 de junho de 2023, na cidade de Marcelândia.
Em checagem foi verificado que três suspeitos possuem antecedentes criminais, e na ocasião um deles informou nome falso. No entanto, foi descoberta sua verdadeira identificação, bem como constatado mandado de prisão em aberto expedido contra o mesmo.
Os três envolvidos foram encaminhados até a Derf de Sinop, interrogados e autuados pelos crimes de recepção, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito ou proibido, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, associação criminosa e falsa identidade. Em desfavor de um dos conduzidos foi dado cumprimento a ordem judicial de prisão.
Conforme o delegado titular da Derfva, Diego Alex Martimiano, o trabalho em conjunto demonstra a importância da integração entre as delegacias especializadas visando o combate aos roubos e furtos de veículos, e outros crimes.
“Esse resultado significativo fortalece e contribui para a segurança da população e a redução da criminalidade. As investigações continuam a fim de identificar possíveis conexões desses indivíduos com outros delitos”, destacou o delegado da Derfva.