Seis acusados de tráfico de drogas foram presos pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (18). Os mandados de prisão são referentes a Operação Carga Oculta e cumpridos nas cidades de Cuiabá, Sinop, Jaguaruna (SC) e Curitiba (PR), entre os alvos está um caminhoneiro de 44 anos condenado a 17 anos pelo transporte da droga e está detido na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem”, em Sinop.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início com a prisão em flagrante, em 4 de abril de 2023, do caminhoneiro de 44 anos. Na ocasião, ele transportava 437kg de cocaína em um caminhão carregado com carga de caroço de algodão.
O celular do acusado foi apreendido e dele extraídos vários vídeos nas ações criminosas. Em uma das filmagens ele mostra uma estrada rural aonde vai “completar a carga” e reclama do local ermo. Já em outros ele dá “bom dia” mostrando o velocímetro a 120km/h na rodovia e segurando um cigarro de maconha. Ele também ostenta o resultado do crime ao mostrar várias notas de dinheiro sobre a cama da cabine onde descansa.
Ele já foi julgado e condenado a 17 anos pelos crimes.
Com o aprofundamento das apurações, foram identificados outros envolvidos no transporte da droga, como os batedores da carga ilícita e o proprietário da carreta, além dos responsáveis pelo envio de recursos aos membros
Um dos alvos da operação de hoje, que teria mandado cumprido em Curitiba, foi localizado na rodovia Regis Bittencourt, com destino a São Paulo. Contudo, a casa dele foi alvo de busca e várias armas localizadas e apreendidas no local.
Alguns dos alvos da operação de hoje também são investigados na Operação Contra Fluxo, realizada em dezembro do ano passado, com cumprir 14 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão e 12 ordens sequestro de bens contra um grupo responsável pelo fornecimento de droga aos estados de São Paulo e Paraná.
Operação Carga Oculta
A expressão carga Oculta faz alusão ao modus operandi do grupo criminoso, consistente na ocultação da droga dentro de cargas lícitas transportadas por caminhões na malha viária de Mato Grosso e outros Estados.
gazetadigital.