Pontífice realizou nesta segunda (12) primeiro encontro com a imprensa no Vaticano desde que foi eleito papa. Papa Leão XIV encontra jornalistas da mídia mundial no Vaticano em 12 de maio de 2025.
REUTERS/Guglielmo Mangiapane
O papa Leão XIV realizou na manhã desta segunda-feira (12) o primeiro encontro com jornalistas da imprensa mundial no Vaticano. O pontífice pediu o fim da “guerra de palavras” e disse que a IA tem que ser usada com “responsabilidade e discernimento” na comunicação.
Em pronunciamento aos jornalistas, o pontífice pediu que a mídia mundial termine uma “guerra de palavras” polarizadora, e ressaltou a importância do trabalho da comunicação para o mundo.
Segundo Leão XIV, os jornalistas têm um importante papel ao narrar as guerras e injustiças, e é necessário discernir qualquer comunicação do extremismo e do ódio. O pontífice pediu uma comunicação capaz de escuta e de capturar a voz daqueles que não a têm.
Durante o encontro, ocorrido em um momento de grande cobertura da mídia mundial no Vaticano por conta do conclave, Leão XIV foi ovacionado pelos jornalistas presentes em alguns momentos. O pontífice não respondeu perguntas.
Leão XIV pediu ainda a libertação de jornalistas presos ao redor do mundo.
Esta reportagem está em atualização.
source
Fonte: G1
