O papa Leão 14 afirmou nesta domingo (18), em sua homilia na missa que marca o início de papado, que o chefe da Igreja tem a função de zelar seus valores, porém sem se tornar um autocrata. Diante de uma multidão na praça São Pedro, declarou: “Se a pedra [angular] é Cristo, Pedro precisa conduzir o rebanho sem cair na tentação de ser um autocrata.”
“Não se trata nunca de capturar os outros com a prepotência, com a propaganda religiosa ou com os meios do poder, mas trata-se sempre e apenas de amar como fez Jesus”, disse.
No início de seu discurso, o novo pontífice lembrou seu antecessor, Francisco, cuja morte “encheu de tristeza nossos corações”. Ecoando o papa argentino, ele criticou o sistema econômico que “explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres”.
Em sinal de humildade, afirmou: “Fui escolhido sem nenhum mérito e, com temor e tremor, venho até vós como um irmão que deseja fazer-se servo da vossa fé e da vossa alegria.” Segundo Leão 14, os cardeais no conclave tinham o desejo de eleger “um pastor capaz de guardar o rico património da fé cristã
e, ao mesmo tempo, de olhar para longe, para ir ao encontro das interrogações, das inquietações e dos
desafios de hoje”.
noticia por : UOL