Conexão Poder
Paula Calil (PL) explicou o cenário jurídico e político que embasa o seu pleito.
ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, a presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Paula Calil (PL), comentou que articula nos bastidores uma alteração no regimento interno da Casa de Leis para permitir a reeleição da Mesa Diretora. Atualmente, a legislação interna do parlamento cuiabano veda que o presidente em exercício dispute o cargo consecutivamente, o que impede a parlamentar de tentar se manter no comando do Legislativo sem uma mudança prévia no texto.
Durante entrevista, a presidente explicou o cenário jurídico e político que embasa o seu pleito.
“Eu hoje estou como presidente e há uma vedação no regimento interno que impede que o presidente seja candidato à reeleição. Teria que haver uma alteração do regimento interno da casa para que um presidente ele possa ser candidato à reeleição por mais uma vez, e já há um entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto a isso”, apontou.
A vereadora ressaltou que a mobilização não é uma garantia de vitória, mas sim uma busca pelo direito de concorrer.
“O que a gente hoje se fala que eu estou lutando, hoje a minha luta é para que a gente faça essa, promova essa alteração do regimento interno. Claro que precisa do apoio dos vereadores, dos pares, para que a gente possa dar continuidade, vir a disputar a mesa diretora e, se vencer, aí dar continuidade aos trabalhos que nós já temos hoje“, afirmou.
Ela citou exemplos de outras localidades onde o mecanismo já é adotado.
“Isso já acontece em outras casas legislativas. A nossa irmã Várzea Grande é permitido, em 21 capitais do Brasil também é permitido. E por que não a Câmara se atualizar, né?”, destacou.
Sobre a contabilidade de votos e a formação de blocos políticos para a disputa da Mesa Diretora, a presidente revelou o tamanho atual de sua base de apoio na Câmara.
“Nós temos um grupo hoje, nós somos hoje no nosso grupo de vereadores 12 vereadores que estamos caminhando juntos nessa luta. E gostaríamos muito de ter mais, que viessem mais vereadores nessa caminhada. Se for possível, se eles tiverem simpatia com o nosso projeto de trabalho, então que venham. A gente quer que venha mais vereadores” .
Veja vídeo:
FONTE : ReporterMT









