Secretário econômico de Donald Trump, visto como arquiteto do tarifaço, disse que as declarações do bilionário não são um problema e ainda o elogiou, dizendo que ele está fazendo um ‘ótimo trabalho’. Peter Navarro em entrevista à NBC
NBC / Reprodução
O assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, minimizou os insultos de Elon Musk, feitos contra ele durante esta semana, em entrevista à emissora americana NBC neste domingo (13).
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Ao ser questionado sobre o fato de ter sido chamado de “imbecil” pelo bilionário, o economista, que é considerado o arquiteto do tarifaço anunciado pelo governo americano, afirmou que “não é um problema”.
Pressionado pelo apresentador, que perguntou: “”Mesmo que ele tenha chamado você de ‘idiota’ e ‘mais burro que um saco de tijolos?'”, Navarro respondeu:
“Já fui chamado de coisas piores”.
Na terça-feira (8), horas depois dos posts de Musk com as críticas a Navarro viralizarem, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, também já havia minimizado o episódio, dizendo que “garotos são assim mesmo, vamos deixar essa briga pública continuar”.
Neste domingo, além de não responder a Musk, o economista ainda elogiou seu trabalho à frente do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) e condenou a onda de ataques aos carros da Tesla, empresa de carros elétricos do bilionário.
“Está tudo bem com Elon. E veja, Elon está fazendo um ótimo trabalho com sua equipe contra desperdício, fraude e abuso. Essa é uma contribuição tremenda para os Estados Unidos, e nenhum homem que faz esse tipo de coisa deveria estar sujeito a ter seus carros atacados por malucos”, falou.
Tarifaço: Musk chama assessor de Trump de ‘imbecil’
O embate entre Musk e Navarro
Elon Musk criticou publicamente Peter Navarro, um dos principais assessores comerciais da Casa Branca, e o chamou de “imbecil” nesta terça-feira (8).
O bilionário – dono da Tesla, SpaceX e da rede social X – fez as críticas no comentário de um vídeo postado em sua plataforma, em que o economista rebate as críticas que Musk tem feito às tarifas recíprocas impostas na semana passada a diversos países e aponta como os interesses dele em relação a seus negócios influenciam nelas.
“Todos nós entendemos na Casa Branca – e o povo americano entende – que Elon é um fabricante de carros. Mas ele não é um fabricante de carros. Ele é um montador de carros. Em muitos casos, se você for à fábrica dele no Texas, uma boa parte dos motores que ele obtém – que no caso dos veículos elétricos são as baterias – vem do Japão e da China. A eletrônica vem de Taiwan… O que queremos – e a diferença está em nosso pensamento e no de Elon sobre isso – é que queremos os pneus feitos em Akron. Queremos as transmissões feitas em Indianápolis. Queremos os motores feitos em Flint e Saginaw. Queremos os carros fabricados aqui”, diz Peter Navarro em entrevista à emissora americana CNBC.
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Além de xingar o assessor, Musk negou suas declarações e afirmou que, de todas as fabricantes, a Tesla era a que tinha mais componentes “americanos”.
Ele também relembrou um episódio polêmico de Navarro que ocorreu durante o primeiro mandato de Trump. Segundo a imprensa americana, o economista citou em livros um especialista aparentemente inventado, Ron Vara, cujo nome é um anagrama do seu.
“Navarro é realmente um imbecil. O que disse é falso e fácil de provar. Deveria perguntar ao falso especialista que inventou, Ron Vara”, alfinetou o bilionário.
O post de Elon Musk criticando Peter Navarro
X / Reprodução
O comentário desta terça é mais um desdobramento da rixa entre Musk e Navarro. Segundo uma reportagem do jornal “The Washington Post”, o bilionário, que também é conselheiro de Donald Trump, tem pressionado o presidente dos Estados Unidos a reverter a medida.
Após o anúncio das tarifas, Musk questionou a formação de Navarro, visto como arquiteto do plano tarifário, afirmando que “um PhD em Economia por Harvard é uma coisa ruim, não uma coisa boa.”
Até agora, Trump apoiou Musk, mas indicou recentemente que sua posição no Departamento de Eficiência Governamental não duraria para sempre e que um dia ele teria que retomar as rédeas da Tesla, cujas vendas e preço das ações estão caindo.
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REUTERS/Kevin Lamarque/Foto de arquivo
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Fonte: G1
- Mato Grosso, 15 de abril de 2025 03:23