Podcast: a sequência de problemas no MEC e as consequências para o governo

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quarta-feira (2) que vai divulgar os dados do Censo Escolar no próximo dia 9, com mais de dois meses de atraso em relação ao cronograma original. O levantamento é fundamental para o acompanhamento de políticas, inclusive de programas que o governo Lula (PT) apresenta como vitrine, como o Pé-de-Meia.

A falta de dados, que dificulta a ação de órgãos de controle e preocupa educadores, tem se repetido na pasta comandada por Camilo Santana. A Folha mostrou que o MEC decidiu engavetar a divulgação dos resultados de alfabetização da principal avaliação da educação básica, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O Inep, responsável pelas avaliações, afirmou que desde o ano passado trabalha para qualificar a análise dos dados ante a discrepância com os resultados de outro instrumento criado para medir a qualidade da alfabetização. O Pé-de-Meia também se viu envolto em suspeitas de irregularidades reveladas pelo jornal O Estado de S. Paulo. A sequência de casos pressiona o governo, que vive queda de popularidade.

O Café da Manhã desta quinta-feira (3) discute os problemas no Ministério da Educação e as potenciais consequências educacionais e políticas deles. O repórter da Folha em Brasília Paulo Saldaña explica as falhas na publicação de dados, trata dos possíveis impactos disso em políticas públicas e analisa se o MEC vive uma crise.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Gustavo Luiz e Raphael Concli. A edição de som é de Thomé Granemann.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *