O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), disse em visita a Cuiabá que é próximo ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) e que ele não mencionou a intenção de se candidatar à presidência ou vice-presidência da República nas eleições de 2026. Eles participam de grupo político de lideranças nacionais da direita que promove encontros mensais. Segundo Romeu Zema, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), é o único do que se colocou como pré-candidato.
“O único que já demonstrou a intenção claramente é o Caiado. Pelo que eu acompanho, ele é o único que demonstrou claramente”, falou o governador de MG nesta segunda-feira (14) na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá.
Zema e Mendes estiveram juntos na última semana em São Paulo. Antes disso, discutiram o cenário nacional em almoço em Brasília à convite do senador pelo Piauí, Ciro Nogueira (PP). Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa com nomes em potencial para a majoritária de 2026.
“O governador Mauro Mendes tem sido sempre não só um governador parceiro como também um grande amigo. Sempre o encontro em diversos encontros de governadores, em encontros de instituições como na semana passada em São Paulo”, disse Romeu Zema.
SEMELHANÇAS COM MT
Na metade do primeiro mandato, Romeu Zema destacou que da mesma forma que Mauro Mendes, antes de ingressar na política, atuava exclusivamente como empresário. Zema explicou que não tinha pretensões de concorrer, mas foi convidado para se candidatar ao governo e agora se concentra na “recuperação” das contas do estado. À exemplo do “amigo”, o governador de MG tem perfil ponderado e foca no controle fiscal.
“Ele também assumiu um estado em seríssimas dificuldades e tem feito um trabalho semelhante ao nosso. Estamos em um processo de fim de mandato e agora dentro de dois anos e dois meses vamos estar repassando o cargo e entregando um estado muito mais organizado”, pontuou.
hnt,