Dez cidades de Mato Grosso registraram as temperaturas mais quentes do Brasil nesta quarta-feira (23). Os valores extremos são medidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta as 20 maiores temperaturas do país diariamente. Cuiabá apareceu em 1º e 2º no ranking, com 41.8°C e 40.7°C, nesta quarta.
Em terceiro lugar, Aragarças (GO), que faz divisa com Mato Grosso, e Rondonópolis registraram 40.3°C. Querência marcou 40.1°C. Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Porto Estrela e Rosário Oeste registraram 39.9°C. Já Guarantã do Norte marcou 39.8°C e Guiratinga teve máxima de 39.7°C.
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta para as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar previstas para o Estado.
Devido a uma massa de ar quente e seco que paira sobre parte do país, o tempo fica estável e a umidade relativa do ar em Mato Grosso pode atingir valores abaixo de 20%, o que é prejudicial à saúde, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). O alerta é válido até esta sexta.
hnt.