O treinamento de socorristas para um deslizamento de terra com múltiplas vítimas fez parte do exercício de preparação de desastres realizado neste domingo (18) pelo governo de Santa Catarina.
O simulado, considerado o maior do Brasil, mobilizou 256 das 295 cidades do estado e contou com a participação de 260 mil pessoas.
Os cenários críticos foram simulados de acordo com os principais riscos identificados em Santa Catarina, como deslizamentos de terra em áreas urbanas e rurais, enchentes, enxurradas com retirada de comunidades, queda de barreiras em rodovias, isolamento de localidades, interrupção de fornecimento de energia elétrica e rompimentos de barragens.
Os desastres foram simulados em tempo real, o que envolveu deslocamento de equipes, acionamento de órgãos municipais, decisões estratégicas por parte do governo estadual, abertura de abrigos temporários, cadastramento de famílias afetadas, distribuição de itens de ajuda humanitária e atendimento psicossocial.
Em Florianópolis, foi simulado um deslizamento de terra com vítimas no bairro Costeira do Pirajubaé. Para o treinamento foi montada uma sala de situação em uma escola, que serviu de abrigo temporário para moradores. Os bombeiros treinaram buscas e resgates de vítimas.
Em São Bento do Sul, o Corpo de Bombeiros foi acionado pela Defesa Civil para uma simulação de alagamento no bairro Serra Alta.
Notícias do dia
Receba diariamente de manhã no seu email as principais notícias publicadas na Folha; aberta para não assinantes.
Um deslizamento de terra, situação considerada complexa, foi o exercício realizado em Santo Amaro da Imperatriz. Na cidade, os bombeiros fizeram resgates com técnicas de salvamento em áreas de risco e coordenação de frentes de atendimento.
Em Itajaí, o cenário escolhido foi o de inundação. A simulação reproduziu os efeitos de chuvas fortes que elevam rapidamente o nível do Ribeirão da Murta, atingindo o bairro Portal 1. Na simulação, as águas alcançaram até um metro em áreas mais baixas, afetando cerca de 600 imóveis e 1.800 pessoas.
Os bombeiros retiraram moradores do bairro, atuaram para controle da área de risco e suporte à Defesa Civil.
O exercício começou às 9h15 com o envio de um alerta de emergência para celulares de todo o estado.
Depois do treinamento, as informações enviadas pelos municípios serão consolidadas por uma equipe técnica da Defesa Civil e apresentadas oficialmente no dia 22 de junho.
Um segundo simulado de desastres será realizado no dia 17 de maio de 2026, com a participação de mais municípios.
noticia por : UOL