Institutos de meteorologia preveem que uma nova onda de calor deve atingir Rondonópolis nos próximos dias. Conforme o Climatempo, essa deve ser a terceira onda de calor do ano e deve chegar a várias regiões do Brasil, incluindo cidades de Mato Grosso e permanecer até, pelo menos, o dia 15.
A perspectiva é que a temperatura fique de 3ºC a 5ºC acima de média para o período por, no mínimo, cinco dias consecutivos.
De acordo com o Climatempo, o ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento.
O ar quente e seco, então, se expande para a Região Sul do país, Mato Grosso do Sul, sul de MT, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo, regiões que terão calor intenso até, pelo menos, o dia 15.
Conforme a Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor já aumenta em Rondonópolis a partir deste sábado (9) e os termômetros podem atingir os 40ºC na segunda-feira (11). Além do calor sufocante, os próximos dias também podem ter pancadas de chuvas isoladas na cidade.
Para este sábado, o Inmet prevê temperaturas variando entre 39ºC (máxima) e 25ºC (mínima). O dia será de sol com muitas nuvens e podem ocorrer chuvas isoladas a tarde e a noite.
No domingo (10), o calor continua com temperaturas entre 39ºC de máxima e 25ºC mínima. Assim como no sábado, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas nos períodos da tarde e noite.
O dia deve ficar ainda mais quente na segunda-feira (11), quando os termômetros podem chegar a 40ºC, com temperatura mínima em torno de 25ºC. O dia deve ser de sol, com aumento da nebulosidade, podendo ocorrer chuva isolada a tarde.
Na terça-feira (12), mais calor. A temperatura deve variar de 38ºC (máxima) e 24ºC (mínima). A previsão é de mais um dia de sol, podendo chover rápido ao longo do dia e a noite.
atribunamt.