Trump como papa: foto não é 'brincadeira', mas teste para uso político da IA

Ao longo de sua carreira política, Trump adotou visuais ousados, desde posar em um caminhão de lixo até ficar do lado de fora de uma igreja durante protestos contra a brutalidade policial. Mas os especialistas disseram à Reuters que, ao contrário das imagens baseadas na realidade, as imagens de IA misturam fato e ficção de uma forma que pode induzir ao erro.

“Acho que estamos vendo um novo fenômeno — a fusão da mídia social e do poder da IA, organizado para o poder político e o domínio da narrativa”, disse John Wihbey, diretor do AI-Media Strategies Lab da Northeastern University, em Boston.

“Ele está explorando esse território inexplorado”, disse Wihbey. “Suspeito que os políticos de todo o mundo começarão a usar a IA generativa e as redes sociais em conjunto de maneiras inéditas.”

Trump disse aos repórteres nesta segunda-feira que a imagem do papa foi postada como uma brincadeira em sua conta do Truth Social, que depois foi republicada pela Casa Branca nas mídias sociais.

“Eu não tive nada a ver com isso”, disse Trump. “Alguém fez isso por diversão. Tudo bem. Temos que nos divertir um pouco, não é mesmo?”

A Casa Branca não respondeu às perguntas sobre quem, além de Trump, publica em sua conta do Truth Social e quem criou os dois memes.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *