Ao longo de sua carreira política, Trump adotou visuais ousados, desde posar em um caminhão de lixo até ficar do lado de fora de uma igreja durante protestos contra a brutalidade policial. Mas os especialistas disseram à Reuters que, ao contrário das imagens baseadas na realidade, as imagens de IA misturam fato e ficção de uma forma que pode induzir ao erro.
“Acho que estamos vendo um novo fenômeno — a fusão da mídia social e do poder da IA, organizado para o poder político e o domínio da narrativa”, disse John Wihbey, diretor do AI-Media Strategies Lab da Northeastern University, em Boston.
“Ele está explorando esse território inexplorado”, disse Wihbey. “Suspeito que os políticos de todo o mundo começarão a usar a IA generativa e as redes sociais em conjunto de maneiras inéditas.”
Trump disse aos repórteres nesta segunda-feira que a imagem do papa foi postada como uma brincadeira em sua conta do Truth Social, que depois foi republicada pela Casa Branca nas mídias sociais.
“Eu não tive nada a ver com isso”, disse Trump. “Alguém fez isso por diversão. Tudo bem. Temos que nos divertir um pouco, não é mesmo?”
A Casa Branca não respondeu às perguntas sobre quem, além de Trump, publica em sua conta do Truth Social e quem criou os dois memes.
noticia por : UOL