Trump diz que Irã concordou em nunca ter arma nuclear; CIA vê risco

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, garantiu que os inspetores nucleares “com certeza” retornarão ao Irã. Vance disse à emissora NBC News que técnicos internacionais terão permissão para retornar ao território iraniano para fiscalizar o processo de destruição do estoque de urânio, como previsto no acordo com os EUA para encerrar a guerra entre os dois países.

O acordo prevê a destruição do estoque de urânio enriquecido do Irã. “Um dos pontos centrais do acordo é que a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e os Estados Unidos ajudarão o Irã a destruir o estoque de urânio altamente enriquecido, e isso está muito bem definido”, explicou Vance.

Ontem, em entrevista ao The New York Times, Trump chamou Netanyahu de “um cara muito difícil”. Ele argumentou que o líder israelense deveria agradecê-lo por salvar Israel de um Irã com armas nucleares. Não está claro se o acordo final representará uma melhora em relação àquele que o ex-presidente Barack Obama firmou com o Irã em 2015 para conter o programa nuclear do país – e do qual Trump retirou os EUA em 2018, durante seu primeiro mandato.

Divergências no governo dos EUA

A CIA alertou Trump sobre possíveis descumprimentos. O diretor do órgão, John Ratcliffe, disse a assessores que os relatórios mostram que o Irã pode não fazer as concessões prometidas, segundo uma reportagem do site de notícias Axios. “As informações de inteligência refletem que as intenções iranianas não estão em consonância com seus compromissos no âmbito do acordo”, diz uma das fontes.

O pacto dividiu opiniões na equipe do presidente dos EUA. O secretário de Estado, Marco Rubio, e o de Defesa, Pete Hegseth, desconfiam do Irã, enquanto os assessores Jared Kushner e Steve Witkoff apoiam a medida.

“Nossa luta ainda não terminou”, diz Netanyahu

“Permaneceremos nas zonas de segurança, custe o que custar”, disse o primeiro-ministro israelense. Benjamin Netanyahu afirmou que Israel “assumiu o controle de áreas centrais” de onde, segundo ele, o Hezbollah ameaçava seu país. “Eu não errei, e definimos nosso objetivo, que é eliminar a ameaça nuclear existencial a Israel”, disse ele prometendo que Israel fará tudo o que for necessário para impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email