Motoristas poderão, a partir desta fazer o cadastramento para usarem o aplicativo do Programa Vigia Mais Motorista. Uma de suas principais funções será a de o motorista acionar um botão do pânico em caso de suspeita de crimes por passageiros.
O sistema é uma resposta do governo de Mato Grosso após o assassinato de três motoristas de aplicativo que ocorreram em abril deste ano em Cuiabá e Várzea Grande. O secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel César Augusto Roveri, explicou que o desenvolvimento da solução pelo governo aconteceu após buscar alternativas pelo país.
“Os nossos profissionais, utilizando já os sistemas que nós temos, conseguiram fazer uma adaptação e uma melhoria para a gente poder sim atender os motoristas de aplicativo”, explicou o secretário.
O cadastramento terá início com motoristas de aplicativos, taxistas e caminhoneiros ligados a sindicatos como o Sindicato dos Motoristas de Aplicativo de Mato Grosso (Sindmapp-MT). “Inicialmente serão cadastrados os motoristas ligados a sindicatos e associações para sabermos quem são os que realmente estão trabalhando, depois vamos abrir uma segunda janela para os motoristas independentes”, complementou Roveri.
Durante o desenvolvimento do Vigia Mais Motorista foram realizadas provas de conceito para aperfeiçoar o sistema, buscando assegurar a segurança para os usuários e testar a melhor resposta por parte da polícia.
hnt.